A investigadora do DTx Sofia Paiva e o investigador do Centro Algoritmi Rui Almeida conquistaram, no passado dia 7 de outubro, o pódio na final local do EDP University Challenge. A dupla, que contou com a orientação do Prof. Jorge Cabral (Centro Algoritmi) e com o apoio do Sérgio Branco (Centro Algoritmi), fica, desta forma, qualificado para a final global, a decorrer no próximo dia 29 de outubro, num formato virtual.
O projeto premiado desenvolveu um Sensor NB-IoT Multipropósito, um sensor de reduzidas dimensões, com autonomia energética de, pelo menos, 5 anos e com transmissão de dados através de NB-IoT.
Reconhecendo que a comunicação é a operação que consome mais energia num dispositivo IoT, o NarrowBand Internet of Things (NB-IoT) traz uma camada física reduzida e a capacidade de utilizar a infraestrutura de rede móvel existente para diminuir o consumo de energia deste processo, enquanto reduz, igualmente, os custos de produção e de manutenção de tais dispositivos. Ao reduzir os consumos energéticos da comunicação, é possível conceber sensores IoT de dimensão mais reduzida, pois permite a utilização de baterias mais compactas, mantendo uma autonomia de, pelo menos, 5 anos. Quanto maior for esta autonomia, menores serão os custos de manutenção associados aos dispositivos IoT.
Através da criação de uma rede extensa de dispositivos sensores, que coletam dados nos mais diversos ambientes; do uso de micro-serviços e bases de dados não relacionais, que tornam o processamento e o armazenamento mais rápido, distribuído e seguro; do uso de ML (Machine Learning), tanto na Cloud como nos nós, é possível criar redes dinâmicas, que ao longo do tempo conseguem atuar rapidamente sobre o ambiente onde estão implementadas, poupando, no futuro, ainda mais energia e tráfego, e aumentando a performance.
De referir que o EDP University Challenge é uma iniciativa da EDP – Energias de Portugal, cujo objetivo se centra em contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado (1º e 2º ciclo do processo de Bolonha) e premiar as vertentes académicas e científicas dos trabalhos apresentados pelos grupos que participam nesta iniciativa, promovendo uma maior interligação entre as universidades e o mundo empresarial. Esta é uma iniciativa de âmbito internacional, tendo lugar em três geografias. Portugal, Espanha e Brasil.
Fotografias: Luís Vale