Os investigadores do DTx Cláudia Buga e Djibril Ndiack Faye participaram na conferência LOPEC 2025 (https://lopec.com/en/), International Exhibition and Conference for Flexible, Organic and Printed Electronics, que decorreu em Munique. Os investigadores apresentaram trabalhos que resultam da colaboração do DTx com a Universidade do Minho, na área de materiais funcionais aplicados à eletrónica impressa e flexível, sob a coordenação técnico-científica de Paulo Pedrosa e Júlio Viana.

O estudo de Cláudia Buga apresenta a otimização de uma tinta funcional à base de nanofibras de celulose e 𝙘𝙖𝙧𝙗𝙤𝙣 𝙗𝙡𝙖𝙘𝙠 (CNF/CB) para sensores de humidade, utilizando materiais sustentáveis. A matriz resultante demonstrou alta sensibilidade e robustez mecânica, permitindo monitorização eficaz da humidade relativa. O sensor funciona independentemente da temperatura e do ângulo da curvatura.

Djibril Ndiack Faye apresentou um estudo sobre sensores e atuadores flexíveis de baixo custo para 𝗜𝗼𝗧, utilizando impressão por serigrafia. Foi desenvolvida uma matriz funcional de 60 sensores de pressão, totalmente impressa e altamente sensível. O sistema demonstrou excelente repetibilidade, rápida recuperação e resposta eficiente.

Durante o evento, que integra os maiores players industriais e científicos na área da eletrónica impressa e flexível, foi ainda possível fortalecer o contacto com diversos investigadores e comerciais da área de materiais funcionais, assim como ficar a par das mais recentes inovações nesta área.