Perfil do candidato:
O DTx procura um investigador para integrar o seu Grupo de Data & Application Engineer (DAE), no âmbito do projeto “BE.Neutral – Agenda de Mobilidade para a neutralidade carbónica nas cidades” (n.º C644874240-00000016), financiado pelo Business Innovation – Pacto para a Inovação, no âmbito do concurso n.º 02/C05-i01/2022 do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. A Agenda BE.Neutral é promovida por uma parceria entre as cidades, a indústria e o sistema científico e tecnológico, integrando toda a cadeia de valor do sector da mobilidade sustentável: indústria automóvel, operadores de energia, operadores de dados e comunicações, e prestadores de serviços especializados.
O líder da Agenda é a NOS Comunicações, que se articula com um conjunto de reputados líderes de pacotes de trabalho: Caetano Bus, Simoldes Plásticos, CEiiA, Toyota Caetano, Iberica, EDP Inovação e Siemens Portugal. Esta Agenda tem como objetivo posicionar as cidades portuguesas e a indústria no futuro da mobilidade a partir de uma nova geração de produtos e serviços orientados para a neutralidade carbónica, com um efeito transformador na economia, no ambiente e na sociedade.
O engenheiro de telecomunicações ficará responsável pela conceção e implementação de uma infraestrutura de comunicação eficiente e pelo trabalho com as partes interessadas internas e externas para garantir a disponibilidade, confiabilidade, segurança e eficiência da infraestrutura de comunicação. O engenheiro deve manter-se atualizado em relação às novas tecnologias e às melhores práticas para garantia de desempenho e segurança do sistema.
Requisitos:
- – Mestrado ou Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática, Ciências da Computação, Tecnologias da Informação ou áreas afins;
- – Fortes conhecimentos dos princípios e protocolos de comunicação, arquiteturas de redes e administração de redes.
- – Conhecimentos de redes sem fio, redes definidas por software, segurança de redes são um diferencial;
- – Certificações relevantes, como CCNA, CCNP, são desejáveis.
Responsabilidades:
- – Desenvolver e manter infraestruturas de rede eficazes;
- – Testar e resolver problemas de sistemas de comunicação de forma a garantir a disponibilidade, confiabilidade e eficiência do sistema;
- – Garantir a segurança da rede, implementando medidas de segurança adequadas;
- – Colaborar com equipas multifuncionais para garantir que a infraestrutura atende os requisitos da empresa;
- – Gerir a infraestrutura de rede, incluindo software e equipamento de rede;
- – Prestar apoio técnico aos utilizadores, incluindo formação e resolução de problemas;
- – Desenvolver e manter documentação da infraestrutura de rede;
- – Manter-se atualizado em relação às novas tecnologias e às melhores práticas de engenharia de redes;
- – Participação em projetos de investigação nacionais e internacionais;
- – Produzir publicações científicas a partir dos resultados dos projetos.
Competências:
- – Capacidade analítica e de resolução de problemas;
- – Motivação para aprender e aplicar tecnologias nas quais não tem experiência (novas ou herdadas);
- – Capacidade de inovação e progressão constante;
- – Autonomia, rigor, responsabilidade e consciência da importância da qualidade no desenvolvimento de software;
- – Boa capacidade de comunicação e apresentação verbal e escrita em português e/ou inglês;
- – Capacidade de analisar e estruturar informações a serem compartilhadas e comunicadas a partes interessadas e equipas de desenvolvimento.
Sobre o DTx: O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx é uma entidade que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas a transformação digital.
O DTx é constituído pelos seguintes membros associados: Accenture; Aernnova Évora; Bosch Car Multimedia; Cachapuz-Bilanciai; Cegid; CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; Celoplás; DSTgroup; IKEA; INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; Mobileum; NOS; Simoldes; TMG Automotive; SIBS; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Évora; Universidade do Minho; e por dois membros afiliados o Instituto CCG/ZGDV e o PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.
Com o objetivo de ser um player de referência na transformação digital, o DTx centra a sua investigação na interseção dos domínios físico, digital e cibernético, com vista a contribuir para a criação da próxima geração de sistemas ciber-físicos evoluídos.
Candidatura: Envio de CV e Certificados de Habilitações para recrutamento@dtx-colab.pt, com a seguinte referência no assunto: DTx/99/2023.